->

Em mais uma Batalha das Séries, temos dessa vez um confronto entre duas séries com propostas muito semelhantes. De um lado, a recém-renovada Lie to Me, da FOX, a série que te ensina a detectar mentiras. Do outro, temos The Mentalist, uma das maiores audiências da CBS na atualidade. As duas estão em suas respectivas segundas temporadas, o que nos permite compará-las em completo pé de igualdade. Então, vamos lá!
Proposta
Como citado acima, as duas possuem propostas muito parecidas. A diferença é sutil: enquanto The Mentalist mostra os talentos quase sobrenaturais de Patrick Jane para resolver os inúmeros casos da CBI, Lie to Me nos exibe a vida dentro do Lightman Group, empresa liderada por Cal Lightman, especializada em análises de depoimentos, determinando a veracidade dos mesmos com base em aspectos científicos.
A proposta de Lie to Me abre um leque muito maior de opções do que a do concorrente, que está limitado quase que exclusivamente a casos policiais, particularmente assassinatos. Na série da FOX já vimos praticamente de tudo, desde histórias no Afeganistão até investigações sobre adultério. Além disso, o método utilizado por The Mentalist para a solução dos caso soa muito mais forçado ao espectador do que o de Lie to Me. Digo isso porque a série da CBS usa e abusa dos dotes praticamente psíquicos de Jane, enquanto Lightman é extremamente científico, tornando a série mais real (já aprendi muita coisa vendo Lie to Me, o que não acontece com The Mentalist). Ponto para a série da FOX então!
Personagens
Primeiramente, analisemos os protagonistas das séries. Patrick Jane é sem dúvidas um personagem muito carismático, mas a sua empáfia para resolver os casos e sua mania de esconder o real assassino de todo mundo (fato ocorrido principalmente na 2ª temporada) o tornam às vezes um pouco irritante. Cal Lightman também não é nenhum rei da humildade, também é muito carismático e imagino que em termos de genialidade os dois estejam no mesmo patamar.
Essa análise sugeriria um empate técnico, mas aqui os coadjuvantes farão a diferença. Em The Mentalist, todos eles não servem pra absolutamente nada no desenvolvimento dos episódios. Pelo contrário, passam o episódio inteiro batendo cabeça pra no fim Jane salvar o dia com seus truques, exceto por vez ou outra os roteiristas investirem em alguma coisa diferente, como o psicólogo da Lisbon que quis incriminá-la. Por outro lado, Lie to Me tem coadjuvantes que servem de suporte para Lightman, formando uma equipe. Foster é a braço direito de Cal, são amigos há muito tempo, além de ela ser fundamental em vários casos, principalmente na 1ª temporada, quando normalmente cada episódio trazia dois casos. Torres é o lado humano da equipe, enquanto Loker além de trazer um lado cômico pra série ainda dá pequenas aulas de como mentir pro espectador. Mais um ponto pra Lie to Me!
Trama
Já adianto que a vitória aqui é de The Mentalist. E o motivo é bem simples: Lie to Me simplesmente abre mão de uma.
Enquanto The Mentalist roda em cima de uma história principal, a do assassinato da mulher e filha de Jane por Red John, nenhuma história em Lie to Me tem continuidade. Aliás, esse é o principal defeito da série, a dificuldade em desenvolver storylines. Tudo bem que The Mentalist também não o faz com maestria, uma vez que a storyline com Red John já dura duas temporadas e anda a passos de tartaruga, mas pelo menos a série busca conectar uma coisa a outra, sem que os episódios percam a individualidade.
Elenco
Conheço muita gente que acha que Simon Baker é um péssimo ator. Não concordo. Não é excepcional, mas trabalha bem sim. E é evidente que o charme de seu personagem contribui. Mas em termos de atuação, Tim Roth é bem superior. Nenhum dos dois tem uma carreira muito extensa. Andaram por aí, fizeram alguns filmes, mas não podem ser considerados atores de imenso sucesso até seus mais recentes trabalhos. Mas Roth tem um fator de desequilíbrio: fez (e bem) um de meus filmes favoritos. Evidentemente não é sua atuação como Mr. Orange que me faz achá-lo melhor, mas o fato de eu já conhecer um pouco do seu trabalho pesa.
Do lado de The Mentalist, temos a boa Robin Tunney (Lisbon), a regular Amanda Righetti (Van Pelt) e os inexpressivos Owain Yeoman (Rigsby) e Tim Kang (Cho), que em minha opinião tornam a série meio engessada. Não sei se todo mundo pensa do mesmo jeito, mas a impressão que tenho é que as cenas que não envolvem Jane são muito mais maçantes e cansativas que as com o protagonista. Já em Lie to Me temos a ótima Kelli Williams (Foster), Monica Raymund (Torres), Brendan Hines (Loker), que são razoáveis, e a péssima Hayley McFarland (Emily), que não convence ninguém com sua eterna cara de assustada. Esses atores não são espetaculares, mas chamam a responsabilidade, principalmente a Kelli Williams, fazendo a série depender menos de seu protagonista pra funcionar, e consequentemente tornando a narrativa mais agradável. Vitória de Lie to Me!
Sucesso/Reconhecimento
Aqui não tem muito o que discutir. Uma luta todo ano pra ser renovada, amarga baixos índices de audiência nunca foi indicada pra algum prêmio importante, exceto pelo ótimo tema de abertura, indicado ao Emmy. A outra é campeã de audiência, teve seu protagonista indicado a Globo de Ouro e Emmy, e tem muito mais fãs, consequentemente, muito embora nenhuma das duas sejam séries com uma base sólida de fãs, principalmente considerando que a CBS costuma dar preferência a espectadores casuais, e que não é todo mundo que sequer conhece Lie to Me, principalmente no Brasil. Mas a vitória é de The Mentalist, sem muito esforço.
Veredito
O resultado foi apertado, mas por 3×2, vitória de Lie to Me!
É bom sempre deixar claro que eu acompanho as duas séries e gosto das duas. Quando começei a escrever esse texto achei que a vitória de Lie to Me seria mais folgada, uma vez que tenho preferência por ela. Mas olhando quesito por quesito, percebi que existe um certo equilíbrio entre as duas sim.
E você? Discorda totalmente de mim e acha The Mentalist infitamente superior? Ou o contrário? Ou acha que realmente existe um equilíbrio? Deixe sua opinião!











Postado em 5/07/2010 às 5:40
Gosto muito das duas séries e assino embaixo nesse resultado.
É engraçado como quando penso no porquê de gostar da série de Simon Baker, não consigo encontrar uma boa razão. Ela, no quisito desenvolvimento, é até bem ruinzinha, sem mencionar que os responsáveis pela mesma têm o dom de adicionar péssimos coadjuvantes e de desaparecer com os poucos acertos que fazem. De qualquer maneira ela tem alguma coisa que não me deixa desistir. Quem sabe uma onda divina de inspiração faz a série melhorar nessa terceira temporada? (Não custa sonhar).
Quanto a Lie to Me, Tim Roth vale cada um dos quarenta e poucos minutos semanais que invisto nela. Torço para que continue sendo renovada.
Só uma observação: pode ser impressão minha, mas acho que The Mentalist se parece mais com Castle que com Lie to Me a nível de comparação.
Postado em 5/07/2010 às 6:29
Lie to me acompanho e adoro, já the mentalist, desisti a meio da 1ª temporada..fartei-me..
Postado em 5/07/2010 às 8:50
Comecei a assistir The Mentalist e não consegui continuar. A trama relamente não me chamou atenção. Adoro Lie to me e concordo totalmente com seu texto. Principalmente quando vc cita a falta de uma trama consitente e que tenha um desenvolvimento ao longo dos episódios. Acho que é isso que falta para a série conquistar um maior número de seguidores.O elenco é muito bom. Embora seja colocado de lado em alguns episódios. E acho que falta romance tb…
Postado em 5/07/2010 às 11:07
Adorei o post!
Estava esperando essa comparação a muito tempo!
=D
Concordo com você em tudo!
Eu comecei a assistir The Mentalist, mas não passei da metade da temporada. Ai começou a passar no SBT, então resolvi dar uma segunda chance. Passei a assistir sempre quando dava, mas foi outra frustração!
A série é muito chata. Todos os episódios são iguais. Tudo envolve o Jane e os outros personagens servem pra nada. Ele consegue descobrir as coisas de uma forma nada haver, totalmente sem base! E o engraçado que quando ele consegue resolver, ele não conta pra ninguem. Ao invés disso, faz um teatrinho lá no final do episódio para que o culpado confesse tudo. É sempre assim, todos os episódios são assim. Sinceramente, é uma série muito estranha. Como já disseram em outro post, The Mentalist caiu na mesmisse.
Lie to Me ganha de lavada!
A série é muito boa. Possue uma base científica. Cada episódio é diferente, com casos diferentes, com culpados diferentes e formas de resolver diferente. Não cai na mesmisse nunca! Tirando o personagem Cal que já é engraçado por si só. É uma série muito boa e até hoje não entendo porque dá uma audiência tão baixa, enquanto que The Mentalist, que na minha opinião é muito pior, da uma audiência tão alta.
Postado em 5/07/2010 às 12:09
Texto muito bom, parabens, Patrick Jane carrega The Mentalist sozinho acompanho a série e perdi uns 5 eps da 2 temporada e os eps que perdi não mudaram nada ja que em The mentalist se vc quer algo da trama é so assitir o 1 e o ultimo eps da temporada.
Postado em 5/07/2010 às 12:16
Eu gosto de the mentalist . Mais que poderes paranormais, o que se vê é um cara que sabe todos os truques que os charlatões usam para enganar pessoas , os desmascara e usa os mesmos truques com a maior cara de pau , ou seja é um mentiroso nato.
Já Lie to me , outra série qua gosto muito, é o seu antagonista, o cara que duvida de tudo pois cientificamente prova que o outro mente e ponto. Com isso tem um leque maior de possibilidades e a fox com a experiência de 24 horas sabe dar um ritmo alucinante aos episódios, pena que não saiba usar a série melhor em sua grade (onde já se viu um hiatus tão grande como teve Lie to me ?) .
A audiência de the mentalist cabe a força de sua rede e da perspicácia em montar suas sequência de exibição e ser o filho único do tema (em muitos momentos acredito que a FOX resolveu dar enfase em 24 horas do que para Lie to me, mas notem como comerciais são parecidos na tv a cabo).
Para os americanos, é muito mais fácil gostar de um loiro californiano, que tem lábia, estilo e classe do que de um inglês feinho metido a besta … e isso é refletido nas premiações e na audiência… poder de interpretação nunca foi o forte dos americanos , senão o oscar ia ser muito menos comercial do que é….
O que se vê é isso um produto que é aceito pela grande massa e outro que repercute muito mais em nichos… cada um no seu quadrado… para mim é melhor ver qualquer uma das duas a ver desperate housewifes ou gray’s anatomy … mas tem gente que adora… e assim seguem as séries com novos temas e atores… pilotos bons outros medíocres e assim passamos uma parte de nosso tempo assistindo e repercutindo nossas impressões e locais abertos como aqui no seriemaniacos .
Postado em 5/07/2010 às 15:12
“Para os americanos, é muito mais fácil gostar de um loiro californiano, que tem lábia, estilo e classe do que de um inglês feinho metido a besta” (Reinaldo Chen).
Pronto, resumiu tudo! hahaha. Eis o mistério da audiência…. Acrescentaria aí o fato de The Mentalist ser uma série que a gente assiste sem muito esforço cerebral, não precisa pensar muito, nem ficar ligado, pra entender a trama, né? Só se deixar levar por aqueles cachinhos loiros, que Mr. Jane resolve tudo no final…rsrs.
Só pra esclarecer: assisto e gosto das duas séries. E acho Tim Roth altamente sexy(hehehe).
Postado em 5/07/2010 às 15:31
Eu até tentei ver The Mentalist mais nem consegui.
Discordo da parte do elenco porque todos os coadjuvantes de The Mentalist são péssimos!
Sério tu acha a Robin Tunney boa? aquele episódio do psicólogo eu ri o tempo todo da atuação dela que nunca me convencia xDD
Postado em 5/07/2010 às 15:53
O problema de The Mentalist é a quantidade de episódios por temporada. Se fosse uma série de 12/13 episódios, o nível e a qualidade seria muito maior. O plot principal seria focado a todo instante.
Já o problema em Lie To Me é a falta de plot. Comparando os casos aleatórios de TM e LTM, prefiro os do último. Então, ainda tenho uma esperança que a série crie uma storyline digna. Talvez algum criminoso, serial killer, ou sei lá o que, que fez parte do passado do Cal… enfim.
De qualquer forma, abandonei as duas séries temporariamente. Acho que só voltarei a baixá-las quando tiverem focando mais na storyline, principalmente no caso de The Mentalist, que tem uma ótima base, mas casos chatíssimos.
Fico no aguardo de uma temporada inteira focada em Red John vs. Patrick Jane.
Postado em 5/07/2010 às 16:11
Concordo com o resultado da batalha. Lie To Me é superior e muito a The Mentalist. Mesmo assim curto as duas.
Só algo a comentar sobre a seguinte frase:
“Para os americanos, é muito mais fácil gostar de um loiro californiano, que tem lábia, estilo e classe do que de um inglês feinho metido a besta” (Reinaldo Chen).
Se o “loiro californiano” for o personagem , tudo bem. Mas se você estiver se referindo ao ator, Simon Baker não é americano, ele é australiano. Só a critério de informação mesmo. Ficou a dúvida sobre a sua frase, porque o personagem de Roth também é inglês como o ator, dando assim um sentindo duplo a mesma.
Postado em 5/07/2010 às 16:18
Pra mim Lie to Me é superior em tudo, não sei de onde vem esse sucesso de The Mentalist, eu odeio o elenco, pra mim aquilo não é charmer, eu chamo aquilo de metido…
Postado em 5/07/2010 às 16:21
Não posso opinar por não acompanhar Lie to me…
Ao contrário The Mentalist que eu adoro!Mas analisando cada ponto questionado,acho que vc está com a razão.
Postado em 5/07/2010 às 16:41
Oi,
Já vi as duas séries e concordo. The Mentalist tem sempre o mesmo argumento e a personagem do Jane usa sempre as mesmas frases feitas. Tirando os seus caracóis loiros, não temos mais nada. E a personagem de Lisbon precisava de mais força para fazer a diferença.
Lie to me é uma série diferente e que tenta atingir outras realidades. Tim Roth é desconcertante no seu jeito meio cambaleante de cena para cena. E Kelli Williams enche a tela, perdão, ecrã. Mas acho que os argumentistas foram buscar uns pózinhos ao House MD.
Postado em 5/07/2010 às 17:07
É um bom texto, mas tendo a crer que você não foi imparcial o suficiente para um julgamento mais verdadeiro. Sua inclinação à Lie to Me é clara e óbvia ao longo do texto, embora certos pontos relevados por você tenham um bom embasamento. No entanto, por não ter dado continuidade à série Lie to Me, não tenho muito mais o que discutir quando o veredicto final.
Quanto à escrita, posso fazer apenas uma observação? Não me contenho quando o assunto é gramatical. “Ç” não vem antes das letras ‘e’ e ‘i’, logo, apenas um erro foi detectado: “conheçe”.
Mas, parabéns, de verdade. Continue assim. ; )
Postado em 5/07/2010 às 18:42
Lie To Me eu até vi o piloto e gostei, mas não quis continuar.
Agora The Mentalist é horrível que dói, ridícula. Como vou ficar mais ocupado a partir do mês que vem a segunda temporada foi minha última. Robin Tunney eu acho simplesmente um robô sem emoções (robô desligado ainda), os casos são ruins, a única coisa que segura a série é Simon Baker, que eu acho bem satisfatório em seu papel. Apesar de ter visto apenas o piloto de Lie To Me, aquilo que eu vi me agradou bem mais do que eu vi em duas temporadas inteiras de The Mentalist
Postado em 5/07/2010 às 19:49
Sério, me da um desanimo de ver gente na internet querendo dar aula de gramática… fico pensando que só pode ser professor falido que não tem mais o que fazer… parecem que não entendem a proposta da internet, mas, whatever, pelo menos esse foi mais educado.
Quanto a batalha, concordo com todos os pontos. É uma pena que Lie to me não é reconhecido. Assisto the mentalist também, mas é claro a diferença de qualidade.
@reinaldo chen
Concordo que é mais fácil gostar do Patrik do que do Call, mas não acho que é melhor qualquer uma dessas séries à Desperate ou grey’s. Eu adimito que estas séries são bem comerciais, mas em quesito de roteiro, principalmente de Desparate, tem muita “The mentalist”s por aí precisando de uma aulinha.
Postado em 5/07/2010 às 21:36
Assisto as duas séries. Porém, se tiver episódio inédito das duas, corro para assistir Lie to Me.
Adoro Call Lightman! Só acho que deveria ser mais explorado a química que existe entre Lightman e Torres. A gente pode não ver escancaradamente, mas está lá. rss
Ah! Concordo plenamente com a Luisa Maria: Tim Roth é muito sexy.
Postado em 5/07/2010 às 21:39
@Paula Baqueiro
Mil perdões pelo erro. Conheço a regra, mas vez e outra me descuido com ela.
Postado em 5/07/2010 às 21:44
Eu também acho Lie To Me melhor, mas The Mentalist também tem seu mérito, algo na série é interessante, é o tipo da série “pra toda a família”, já Lie To Me é mais científica.
As duas são boas, a comparação seria melhor The Mentalist e Castle, que são duas séries basicamente com o mesmo “tema”.
Postado em 6/07/2010 às 0:57
Lie To Me é muito superior ao The Mentalist pelo informado no quesito inicial, a proposta… Fato este que pesou muito na minha escolha de não acompanhar The Mentalist após assistir apenas ao piloto…
Enquanto no The Mentalist tudo é muito subjetivo no Lie To Me tu “aprende” o porque das pessoas estarem falando a verdade ou mentindo…
Sobre a Trama e a storyline, discordo… Em Lie To Me pode não ter existido um ponto inicial de partida e os episódios terem uma certa independência… Mas possuem sim uma continuidade devido principalmente as tramas paralelas, com relação as vidas pessoais dos personagens e o dia-a-dia do trabalho na empresa do Cal…
Sendo assim, na mina opinião, Lie To Me ganharia por 4×1…
Postado em 6/07/2010 às 16:46
Nunca assisti Lie to Me, mas concordo sobre o que você fala de The Mentalist, adoro a série, mas ainda tem muuuito o que melhorar. É quase sempre a mesma coisa e já que você citou o psicólogo da Lisbon, na minha opinião esse foi o 2ª melhor episódio da série, só perdendo para o 2×08.
Acharia mais justa a comparação Castle vs The Mentalist, as propostas são mais parecidas e ainda sim acho que The Mentalist perde.
Postado em 6/07/2010 às 21:42
Nunca assisti Lie to Me,mas ja ouvi falar muito sobre ela,ja The Mentalist,acompanho na Warner e posso afirmar que realmente vale a pena…os episodios muitas vezes ficam na mesma,mas sejamos francos:existem milhoes de series e,independente de qualquer que seja a temporada,elas passam a se esgotar e enjoar.Supernatural é um grande exemplo,sou fã nimero um da serie mas o pessoal ja esta cansado e espera mais na 6°temporada que convenhamos,6 temporadas é muito,uma hora ou outra,a serie cai,depende do que as pessoas levam em consideração,eu fa uma vez,fa sempre…The Mentalist está no auge de se tornar um fenomeno,e se nao fosse tao boa,nao estaria desputando com algo que supera expectativas de todos,pelo que vi,como Lie To Me.
Postado em 7/07/2010 às 4:27
Olha, ontem mesmo comentei no twitter que The Mentalist é uma mistura de Lie to me + Dexter, porem sem o sangue do ultimo. Assisti apenas a primeira temporada de The Mentalist, na verdade terminei de assisti ontem, e na minha opinião vale mais a pena gastar 2h com Lie to me e Dexter do que 1h com The Mentalist!
Não sei, mas parece que falta alguma coisa em The mentalist, mais ação talvez?
Postado em 7/07/2010 às 15:27
“Não sei, mas parece que falta alguma coisa em The mentalist”
Falta tudo!!!! Huahuahuahuahuaha
É uma série muito estranha.
Sempre as mesmas coisas.
Postado em 15/07/2010 às 11:48
Poxa “Enquanto The Mentalist roda em cima de uma história principal, a do assassinato da mulher e filha de Jane por Red John, nenhuma história em Lie to Me tem continuidade”
Lie to me não tem continuidade mas cada história é intensa cheio de surpresas…The mentalist não é ruim mas assisti 4 episodios e parei…. Devagar d+, forçado d+
Lie To ME são os caras….
Postado em 16/07/2010 às 12:35
Amo de paixão The Mentalist, e odeio Lie to Me..
mais já esperava que nessa batalha Lie to Me ganhasse, até por que aqui no site nunca comen tam nada sobre The Menatlist.
uma pena
Postado em 27/07/2010 às 5:17
Nunca assisti Lie to Me (tenho acesso na TV a cabo apenas dublado, que detesto), portanto abstenho-me de falar, mas aprender algo técnico ou científico com uma série ou um filme? Se não fizesse como eu, ou seja, procurar outras fontes para verificar a veracidade, então tenho de por em dúvida sua sanidade mental…
Postado em 30/07/2010 às 20:15
Assisto religiosamente às duas séries e, comparando com a qualidade de muitas outras que vemos por aí, AS DUAS são medianas. Mas pq continuo assintindo, então?
“The Mentalist” é o tipo de entretenimento que uso para relaxar, algo leve em meio a “The Shields”, “Rescue me” e “Dexters” da vida, além do quê, as deduções a lá Sherlock Holmes de Patrick têm seu charme.
Já “Lie To Me” tem uma premissa excelente e um ator/protagonista ótimo, mas peca justamente nesta comentada falta de storyline e, vamos e viemos, tem alguns roteiros bem cascudos – além de coadjuvantes mal explorados (isso é um problema das duas séries, na verdade).
Mas sou um believer e sigo confiando enquanto o trabalho do Tim Roth segurar a onda (vamos ver até quando isso será o bastante).
Postado em 30/07/2010 às 20:18
Lie to me é mil vezes melhor. The Mentalist é um lixo, nem se compara, se n fosse por aquele jane a série nao existiria
The Mentalist = lixo
Lie to Me =
D
Postado em 31/07/2010 às 22:08
deu 3×2, mas o peso das 3 vitórias é maior. não entendo como the mentalist tem mais reconhecimento. assisto ambas, mas lie to me dispara na frente. e, cara, a carreira de tim roth é extensa, sim. e para aproveitar a deixa do filme de tarantino citado, lembre-se também de four rooms (só uma das anthologies tarantino dirigiu, mas roth esteve ótimo. não lembro de roth em pulp fiction, faz tempo que assisti, mas o fato de trabalhar com tarantino 3 vezes dá um certo gabarito. se você olhar sua carreira desde 1982, verá direitinho).
patrick jane simplesmente joga as informações sem explicar nada, lie to me ensina e empolga, instiga o telespectador a querer aprender mais sobre interações humanas, sobre essa complexidade. e o engraçado é que jane é tão ninja e está há um tempão atrás de red john.
a trama é tão fraca que não dá pra contar como um ponto tão significativo. acho uma pena, entretanto, que ultimamente tenham esquecido um pouco de loker e de torres. e a emily não é deplorável, apesar de ter aquela eterna cara de assustada sim, aí concordo plenamente haha. contudo, ela muitas vezes consegue passar para o personagem o que foi designado a ela. gotta give her some credit.
tem uma triste realidade todavia, que não foi ressaltada. e que infelizmente, tem importância superestimada. patrick jane é bonitão, jovem, “consegue ver através de você” (apesar de não explicar como). e isso conta revoltantemente bastante pra audiência. além de estar sofrendo luto eterno e indo atrás de vingança, sentimento tão mascarado na sociedade atual. lightman só conta com o charme da arrogância e do sotaque britânico. empatizar com com jane é mais natural para o telespectador. the mentalist é para o público “fácil”, grande maioria da audiência. doutro modo não se explica o maior “reconhecimento”.
em suma, lie to me é inspirador, bem pensado e bem produzido muitas vezes. the mentalist serve para passar o tempo, é bem legal. só.
Postado em 21/09/2010 às 13:35
Adorei a 1ª temporada de Lie to Me.
Na 2ª temporada eles estragaram tudo, perdeu o diferencial, acabou virando mais uma série de ação. Um desperdício do enorme potencial que o seriado possuia.
Assisti só a 1ª metade da temporada 2.
Mentalist é diversão leve.
Postado em 23/09/2010 às 22:41
Nossa, adorei esse texto, já começava a achar que só eu via algumas semelhanças entre Lie To Me e The Mentalist. Contudo, concordo apenas em parte com o exposto. Lie To Me é mais elaborada e ensina algo, é verdade, mas pega-se mto pesado com The Mentalist. Assim como mto bem dito num comentário, Patrick Jane é carismático, e sabe dos truques de videntes, e usa-os para debochar dos mesmos ou de outros, usando seu cinismo, arrogância e egoísmo, atuando como o mentiroso nato. Carl Lightman, é tão genial, cínico, arrogante, egoísta e porque não? Até mentiroso quando é preciso, mas ele ganha porque ele mostra uma genialidade baseada em conhecimentos científicos, o Jane está mais para uma versão moderna do Sherlock Holmes. “Mata” as charadas na astúcia, observação e dedução, tão aguçadas qto as do personagem Sherlock, e por tê-las aguçadas, é visto como paranormal. Ok, ele realmente “carrega os outros nas costas, mas apesar de todas as vantagens que Lie To Me, possa ter, Jane é mto mais charmoso, sexy e carismático que o Lightman (onde que acham o Roth sexy, pelo amor de Deus…). Fora que ver Jane quebrando as regras e manipulando os próprios colegas p/ resolver o caso sozinho e depois dar uma de cínico e de desentendido? Não tem preço, é hilário. Entretanto, no conjunto da obra Lie To Me ganha mesmo, porém, seu texto não é imparcial, pesando para o lado de LTM e meio que exagerando com TM. Em especial colocando como algo pejorativo, TM estar relacionado somente a casos policias. Ok, p/ quem não curte mto o gênero, melhor ver Lie To Me, mas o gênero policial sempre é de gde sucesso nos EUA e aqui tb, inclusive é um dos meus gêneros prediletos (bem mais que aquelas séries de médicos) e, para quem curte o estilo, não é problema algum TM não ter temas variados. Por mim, continuarei vendo as duas e, ao mesmo tempo, torcendo para que Lie To Me seja mais divulgada, aumente a audiência e tenha pelo menos 5 temporadas.
Postado em 25/09/2010 às 22:27
PAra!!!!! ru não acredito q esse site num fza reviews de The mentalist a melhor serie de investigação com mais audiencia!!!
nem da para comparar essas duas. chega ser humilhante… lie to me num chega nem perto … prova disso q ele vai ser cancelado já the mentalist tem mais uns 6, 7 anos ainda!
Postado em 8/11/2010 às 2:30
deus….
Bom, acompanho as duas series e gosto muito das duas, mas tenho alguns pontos para comentar.
1- Não supervalorize a ciencia por trás de Lie to Me, ela é embasada nas pesquisas de Paul Eckman, um dos maiores especialistas em expressões faciais do mundo, que inclusive da consultoria aos criadores da série e escreve em seu blog sobre cada capitulo da série, mas ele mesmo aponta as falhas e furadas do que a série mostra (até mesmo para proteger sua pesquisa, mas é claro que ele dá umas alfinetadas nas “serias não baseadas na ciencia”). Vamos sempre lembrar que a ciencia tenta transformar o mundo em preto e branco, mas a realidade é permeada de tons de cinza. Faço pós em comunicação não verbal e sei o que digo.
2- O elenco de The mentalist sempre me deixou insatisfeito, mas Jane leva até isso nas costas. Enquanto que Cal lightman consegue ser um cliche ambulante maior que Jane, é um megalomaniaco que usa armas de fogo, luta, é um gênio do comportamentalismo, sempre salva o “rabo” de todo mundo, é “pegador”, malandro…….etc. Jane é motivado pela vingança e pela culpa, é clichê, mas é um cara que tem medo de armas de fogo e cego para qualquer motivação sexual (convenhamos, ele esta tentando matar alguem, quem tem tempo para mulheres em situações parecidas?). Se falar que o fato de não se basear em ciencia alguma torna as habilidades de Jane ainda mais críveis, ou você conhece algum ginasta olímpico que aprendeu a ganhar medalhas de ouro pelo que aprendeu na faculdade??? Um diploma pode te dar permissão para falar, mas isso não quer dizer que você não esta falando merda…
Ah, não estou discordando do post, só estou dando uma outra visão. Parabens pelo site, descobri agora e estou adorando.
Postado em 3/12/2010 às 15:18
The Mentalist para a solução dos caso soa muito mais forçado ao espectador do que o de Lie to Me.
Discordo totalmente. Você diz isso porque no Lie to me ele revela, já no mentalist ele só faz sem revelar. Existem blogs como http://omentalistarevelado.blogspot.com que revelam as técnicas de mentalismo como leitura fria. Isso existe, não é vidência.
Mas lie to me é bom que já explica tudo.
Postado em 9/01/2011 às 15:24
Eu achei o texto bem imparcial, ou seja, muito coerente e baseado nos fatos realmente.
Assisto Lie to Me, mas TM nunca me interessou.
O que é realmente triste é que LTM pode ser cancelada enquando TM está numa boa.
Não duvivo que seja por causa da aparencia dos atores, isso é triste.
Ps: Queria ver uma batalha entre Bones e Castle. Tanta gente compara as duas, assisto apenas a 1° e gostaria de saber se vale a pena ver Castle também. Obrigada (:
Postado em 26/02/2011 às 12:53
Torço d+ pela renovação de Lie to me. Pra mim, a melhor série q já assisti
Postado em 27/05/2011 às 3:25
Tentei ver lie to me quando estreiou, assisti uns 4 ou 5 eps. e sinceramente não consegui mais ver. Por outro lado, assisti a primeira temp de The Mentalist casualmente perdia uns via outros mas gostei, gostei tanto que nessa segunda temp não perdi um ep ainda… adoro a lisbon acho ela ótima, quanto aos outros personagens secundários concordo com vc, são todos substituíveis.
Postado em 7/06/2011 às 18:56
The Mentalis é MUITO melhor com certeza
Postado em 1/09/2011 às 20:01
Achei muito interessante os comentarios, ao contrario da maioria nao consegui continuar assistindo Lie to me e adorei The mentalist,ate meu marido que nunca conseguiu acompanhar nehuma serie gostou,pra mim nao tem comparacao,mas gosto nao se discute…alias,aqui se discute sim,e é muito legal.
Postado em 9/09/2011 às 22:41
Lie to me é uma mentira, desde os trejeitos do protagonista até a fanfarrice dos episódios, mentalista também não é grande coisa mas entre as duas, mentalista é bem mais real afinal quem nunca conheceu um fanfarrão, ou uma cigana, ou um adivinho né mesmo? Agora alguém que identifica as coisas pelos trejeitos e coisitas, só mesmo na ficção-ficção ao cubo de lie to me. Vai mentir assim lá longe.
Postado em 14/10/2011 às 9:18
O problema que vejo das análises é que esquecem o viés de um entretenimento como algo mais importante do que os outros todos. Como entretenimento The Mentalist é série melhor que Lie to Me, apesar de todo pretenso cientificismo forçado de Lie to Me, lembrando o cientificismo forçado de CSI. Como se reduzir tudo a equação científica fosse diferente da aparente paranomarlidade de The Mentalist, na verdade não é, e talvez até pior pois o protagonista da série se mostra imbatível o que não acontece no mundo real. Já The Mentalist brilha pois se aceita como série de ficção e apresentar o lado impreciso da personagem com Red Jonh(todo bom trabalho de ficção que se preze tem que ter ao menos um antagonista, e isso não existe na série da FOX)
A baixa audiência reflete essa má escolha da série, apenas.
Postado em 23/11/2011 às 14:00
Em primeiro lugar quero dizer que gostei muito de ver como todos os leitores falam das séries e deixam suas opiniões, todas inteligíveis e de forma sincera. Parabéns.
Depois de assistir a todas as temporadas de TM ( e acompanho a fio cada novo episódio da 4a temporada) e de ver também todas de LTM, concordei plenamente com o texto, embora minha preferência vai para Patrick. Na verdade no geral acho também que a beleza e propagação do charme de Simon Baker tenha contribuído para o sucesso da série. Mas particularmente, quando comecei a assistir, nem notei como o personagem principal era lindo, eu me interessei mesmo foi pela forma como ele desvendava um caso a partir de detalhes que nós em nosso dia a dia não percebemos. Que aprendemos com séries? Acho que sim, se elas abordam temas como a mentira e fatos com os quais nos deparamos todo o tempo. Não significa que sejam certos ou regra, mas existem. LTM ensina como detectar a mentira naturalmente, e TM nos ensina a prestar mais atenção a detalhes que dizem muito a respeito de fatos e pessoas. Se Jane é mais bonito que Call… isso não importa para quem quer uma série de qualidade e sem aquelas apelações que fogem à realidade. É preciso aproveitar ao máximo das informações que os criadores das séries incluem em suas histórias e que pode ser de grande valor para nós. Não precisamos nos reter apenas ao que farão nos próximos capítulos, por exemplo se Jane vai ou não pegar Red John ou se um capítulo de LTM não tem nada a ver com outro. Sei e como sei que isso torna tudo mais emocionante, mas vamos viver um episódio de cada vez, cada um tem sua intensidade.
Mas, mesmo sendo muito fã de Patrick Jane (não de Simon Baker, pois sua rica beleza não o ajudou em nada na maioria dos filmes que ele fez, especialmente o filme “Forgotten”, que como o tema diz, é digno de esquecimento.), concordo que falta mais participação dos outros personagens. Quanto a LTM, foi um tremendo achado! E eu queria ter uma conversinha séria com o cara que cancelou as gravações, e “Ai” dele se mentir pra mim.
Postado em 4/12/2011 às 12:32
Pois é cara, lie to me pode ensinar alguma coisa, e realmente exagerar um pouco para que os espectadores possam tambem ter a sensação de estarem descobrindo e aprendendo algo!
Agora, the mentalist esta voltada mais para um lado de Hipnose e PNL, e pra mim mais realista pelo fato de patric não ensinar e nem falar sobre o que esta fazendo, mais quem conhece sobre PNL e Hipnose sabe que tem fundamentos as tecnicas que ele executa, se você se lembra bem uma vez ele adivinha as formas geométricas que tua chefe pensava, e se você acha que aquilo é tudo balela, na verdade é uma tecnica de indução, e se você copiar os movimentos dele e dizer exatamente o que ele disse, fazendo tudo igual ira se supreender ao descobrir que você induziu a outra pessoa a sua frente a pensar exatamente num triangulo dentro do circulo, e se não fizer nada errado podera acerta-la muitas vezes com sucesso com outras pessoas!
Postado em 2/01/2012 às 23:02
Gostei do post, mas prefiro The Mentalist. Acho a série genial. Assisti do primeiro da season 1 ao décimo da season 4 em uma semana sem ficar entediado. Ainda na primeira temporada, já tinha ideia de que o caso Red John se manteria por muito tempo, mas não esperava que ficasse tão complexo! Muito bom.
Postado em 4/01/2012 às 1:47
Não discuto os critérios de avaliação, bem, não todos, pois no post e em comentários havia indicativos de que Mentalist não segue a ciência. Aliás em vários episódios brincam com isso. Em um deles um personagem fala “não ligo p/ que ele disse! Esse cara é mesmo vidente!”, mas Jane sempre diz que é ciência. PNL, hipnose, linguagem corporal, técnicas projetivas, sugestão fazem parte do objeto de estudo da Psicologia, talvez por ser psicólogo, sei que na série não tem nenhum grande absurdo.