->

Em meio a Fall Seasons, Hiatos, Hypes, Pilotos, Hits, Guilty Pleasures, Mid Seasons e adjacências, às vezes até os mais maníacos dos viciados em série ficam confusos. É por isso que a partir de agora o Série Maníacos tem um dicionário em que você encontra a definição desses termos que fazem parte do dia-a-dia de quem assiste séries.
1×01, 1×02, 2×02… : Essa é bem fácil e fica ainda mais se visualizarmos assim: 1 (temporada)x01 (episódio na temporada). E para facilitar ainda mais, um exemplo: House 5×15, que seria o décimo quinto episódio da quinta temporada de House.
Cliffhanger (gancho): É aquele final de episódio ou temporada que corta a trama no clímax da história e nos deixa morrendo de curiosidade. É o tipo de final que nos obriga a assistirmos o episódio seguinte. Pense em Lost, 24 Horas ou Battlestar Galactica.
Crossover: É quando uma série cruza com outra. Geralmente são séries do mesmo canal, e a união das duas em um episódio é uma forma de aumentar a audiência de ambas. Temos como exemplo o pessoal de Private Practice aparecendo em Grey’s Anatomy, o Stewie de Family Guy aparecendo em Bones e os CSI’s das diferentes cidades se encontrando.
Emmy Tape: A banca de jurados do Emmy precisa escolher as séries que serão indicadas ao prêmio, mas é óbvio que não tem como assistir a todas as séries exibidas no momento. O que os realizadores das séries fazem? Enviam aquela fita com o melhor momento da série, o filé mesmo, pra ganhar o interesse do votante. Essa fita é a Emmy Tape.
Fall Season: É a época do ano em que grande parte das principais séries voltam a ser exibidas nos EUA. O nome fall season faz referencia a estação do ano em que isso acontece, o outono (fall), que para o hemisfério norte começa em setembro. É quando volta House, Greys Anatomy e etc.
Fierce: Basicamente, é algo foda. É a abertura de America’s Next Top Model, é o figurino de Gossip Girl, é uma roupa avant-gard em Project Runway. É um foda pra-frentex, se é que me entendem.
Flashback: Quando uma série retorna no tempo, para mostrar uma cena que pela linha cronológica da série já aconteceu. Geralmente representa alguma lembrança de um personagem. Alguém disse Lost?
Flashfoward: Sabe o flashback ai em cima? É a mesma coisa, só que se mostra o futuro, o que irá acontecer. O melhor exemplo é novamente Lost.
Frak: Termo criado na série Battlestar Galactica e que está sendo amplamente utilizado por série maníacos mundo a fora. Basicamente significa fuck, aqui poderia ficar como foda-se ou porra, algo assim.
Guilty Pleasure: É aquela série que você adora assistir, mas morre de vergonha e esconde isso de todos os seus amigos. Não se preocupe, todo mundo tem uma dessas. A minha é… (I’ll never tell!)
Hiato: Alguns seriados ficam um tempo sem serem exibidos durante sua temporada regular, tanto pode ser algumas semanas, como até meses. Esse intervalo é chamado de hiato. Como exemplo, temos Prison Break, que interrompia sua temporada durante meses, enquanto era exibida a temporada de 24 Horas.
Hit: Um sucesso. A série que mais deu certo durante uma temporada, que caiu no gosto dos blogueiros. Uma True Blood da vida.
Hype: É o burburinho, os comentários de boca a boca que uma série traz. Às vezes corresponde, como em Glee, às vezes é uma decepção, como em Fringe. Não dá pra confiar muito no hype.
Jerry: É a premiação máxima dos blogs tupiniquins. É a premiação da Sociedade dos Blogs de Séries, que num futuro espera receber o mesmo reconhecimento que o Emmy já teve.
Jump the Shark: Ao pé da letra, “pular o tubarão”. Surgiu em um episódio de Happy Days, onde o personagem Fonzie pulou um tubarão em uma cena. O sentido mesmo é quando você está acompanhando sua série ótima, e de repente acontece algum evento tão ruim, mas tão ruim que faz com que a série toda vá ladeira abaixo, e nunca mais volte a ser boa. Como exemplos temos a Felicity cortando o cabelo, a tia Vivian de Um Maluco no Pedaço sendo trocada…
Lead in: É o programa que é exibido antes de outro, geralmente com a missão de manter a audiência do que vem a seguir. Por exemplo, quando American Idol, que possui grande audiência, está sendo exibido, ele é o lead in das séries que vem em seguida, que são favorecidas pelo grande público que assiste o reality show. Mais do que tudo, é um conceito estratégico para maior alcance de público. Outro exemplo é Grey’s Anatomy, que é lead in de Private Practice.
Lead out (ver lead in): Se lead in é o programa que vem antes, lead out é o que vem depois, com a missão de reter a audiência do que foi exibido antes. Pode ser extremamente bem sucedido, como a dobradinha NCIS e The Mentalist, ou desastroso, como quando exibiram The OC depois de American Idol.
Mid Season: É a baixa temporada do mundo das séries. As temporadas dos principais shows terminaram e só devem voltar em setembro, quando a Fall Season recomeça. Mas não precisa entrar em desespero. Só porque todas as séries que você assiste estão em hiato, não significa que a Mid Season seja o fim do mundo. Esse ano, por exemplo, a Mid Season está exibindo a excelente segunda temporada de True Blood.
Mid Season Finale: É o episódio que vem antes do hiato de uma série. Ainda não é o season finale, já que a temporada não acabou, mas por geralmente terminar com um gancho, para prender a audiência durante o período em que a série ficará afastada, é considerado como um mini-finale. Exemplo: Burn Notice, que teve sua temporada interrompida e só volta no fim do ano. O último episódio exibido antes da pausa é o Mid Season Finale.
MVP: É a sigla Most Valuable Player, termo usado pela imprensa americana para indicar o melhor atleta em um evento esportivo. Foi adotada pelos fãs de seriados para indicar os atores que tiveram a melhor performance em um determinado episódio.
Nielsen: Nielsen seria o IBOPE, dos seriados americanos, só que medido em milhões de telespectadores, não em pontos. Simples assim.
Piloto: O primeiríssimo episódio que uma série produz. Muitas vezes, o piloto serve como um teste, podendo até ter seus rumos modificados nos episódios seguintes, de acordo com a resposta do público. Não é raro ver os pilotos vazarem antes mesmo das séries estrearem.
Season Finale: Basicamente é o último episódio da temporada de um seriado que irá continuar a ser exibido.
Season Premiere: Se uma série estreante passou no teste e irá voltar numa segunda temporada, a partir de então, todo primeiro episódio da temporada será conhecido por season premiere.
Series Finale: É o último episódio de uma série. Tanto pode ser planejado e fechando as pontas da história, como pode simplesmente acabar sendo um episódio qualquer, quando ela é cancelada abruptamente.
Series Premiere: É o início de uma série. Basicamente a exibição da versão final do piloto.
Shipper: Derivado da palavra relationship (relacionamento em inglês) é como se denominam as pessoas que torcem para que um casal de alguma série ficar junto. Acredita-se que o termo tenha surgido entre os fãs de X-Files, que torciam pelo romance entre Mulder e Scully. Os fãs ainda criam nomes para os seus ships (como são chamados os casais) favoritos, em X-Files, por exemplo, Mulder&Scully virou MSR(Mulder/Scully romance).
Showrunner: É o todo poderoso de uma série, ou para ser mais especifico, o produtor que tem a decisão final em todas as questões da série. Geralmente essa pessoa é também roteirista da série. Um bom exemplo é o Alan Ball, criador, roteirista e manda chuva de True Blood. Mas temos também o Joss Whedon, Josh Schwartz…
Sociedade dos Blogs de Séries: Uma criação de Juliano Cavalca(nte) e Anderson Vidoni. É onde estão reunido os mais importantes blogueiros de séries. Eles criam tops mensais dos melhores episódios exibidos e também possuem alguns rankings. Além de uma premiação que já está se tornando tradicional, o Jerry.
Spin-Off : É uma série que deriva de outra. Pode acontecer quando algum personagem é tão carismático, e a série faz tanto sucesso que ele engata um programa próprio, como a Addison, que saiu de Grey’s Anatomy para estrelar sua própria série, como o mesmo personagem, em Private Practice. Como exemplos também temos Angel, que saiu de Buffy, e os milhões de filhotes de CSI, que saíram do original.
Spoiler: Traduzindo do inglês Spoiler, que vem do verbo “to spoil”, é estragar alguma coisa. No mundo das séries Spoiler é uma informação sobre o que vai acontecer no programa que estraga toda a surpresa para quem ainda não assistiu. Vamos dar o exemplo de The OC, você que ainda não viu ou está vendo, não gostaria de saber que a Marissa, né?
Temporada (season): É um conjunto de episódios de uma série. Todo ano temos esse conjunto sendo exibido. Então, normalmente, uma temporada é igual a ano. Ou seja, tu pode chamar de segunda temporada ou ano dois. Tanto faz, o que interessa mesmo é que normalmente esse conjunto fica entre 20 a 26 episódios. Se for de TV a cabo normalmente diminui, algo entre 12. Se for inglesa, se prepare para míseros 6 episódios por temporada.
Upfront: É aquele momento em que as emissoras dão apresentações oficiais para revelar os novos projetos, novos rumos e, mais importante que tudo, o que foi cancelado e o que volta para nova temporada. Mais emocionante que apuração de escola de samba, temos como exemplo o caso de Chuck, que ficou na berlinda até o último segundo.
Por: Anderson Vidoni, Victor Régis e Paula Pötter
PS: O dicionário estará fixo de agora em diante no topo do site, ao lado do “Contato”. Se tiverem mais alguma dúvida quanto a algum termo ou se perceberam que esquecemos de algo, é só deixarem nos comentários ou mandarem no nosso email. Espero que gostem.











Postado em 14/08/2009 às 22:25
Sensacional.
Postado em 14/08/2009 às 22:28
Nossa!!
Ficou muito bom!
parabéns pela iniciativa de vocês! A ideia do glossário e de ficar fixo é ótima, tenho certeza que irá ajudar muita gente que vive perguntado essas coisas!
Parabéns!
Postado em 14/08/2009 às 22:45
muito util
)) otima iniciativa mesmo
D
Postado em 14/08/2009 às 22:52
Ótima idéia! Parabéns!!!!!!!!!!!
Postado em 14/08/2009 às 23:06
Ótima ideia.
Só uma duvida:
Esse conceito Mid Season não seria o de Summer Season. Mid Season não seria as séries que estreiam em janeiro, fevereiro, março (no meio da temporada)?
Postado em 14/08/2009 às 23:11
Parabéns! Excelente iniciativa!
Postado em 15/08/2009 às 0:05
COMO ASSIM O HYPE DE GLEE CORRESPONDE E O DE FRINGE DECEPCIONA?!?! VOCÊ QUIS DIZER O CONTRÁRIO, NÃO?! TODO MUNDO ADORA FRINGE (QUE É MARAVILHOSA!) E DETESTA GLEE (QUE É PODRE!). TIROU TODA A GRAÇA DO DICIONÁRIO, ODIEI. >O
Postado em 15/08/2009 às 2:45
Cara !!! Simplesmente Sensacional!!!! Nem o antigo e badalado site de séries que eu acompanhava, se preocupou em fazer algo pelo menos semelhante. Nota 1.0000 pra vocês !!!!
Postado em 15/08/2009 às 3:51
Parabéns Anderson, Victor e Paula. Vai ajudar muito. De agora em diante posso direcionar VÁRIAS perguntas que aparecem no twitter para esse post. hehehe
Postado em 15/08/2009 às 12:20
Deve ter sido um trabalho de cão fazer isso, mas valeu a pena! Está excelente!
Postado em 15/08/2009 às 13:46
Parei de ler no Hype. Fringe não decepciona.
Postado em 15/08/2009 às 14:52
Não é questão de Fringe Decepcionar ou não,é que todo mundo falava antes dela estrear que ia ser uma Puta Série,Novo Lost e outro elogios…mas na verdade não era pra tanto,a série é Mediana…
Postado em 15/08/2009 às 15:23
1º – FRINGE NÃO É MEDIANA, É EXCELENTE, MUITO BOA. SEU HYPE CORRESPONDEU À SUA QUALIDADE SIM! (NÃO É UM NOVO LOST, MAS NADA ATUALMENTE É, CONCORDAM?)
2º – O HYPE DE GLEE NÃO CORRESPONDE À QUALIDADE DA SÉRIE, QUE (ESTA SIM!) É MEDIANA, UM HSM PARA ADULTOS, SÓ.
CORRIJAM JÁ!
Postado em 15/08/2009 às 16:00
Também não concordo que Fringe decepciona. Pra mim, é uma série muito boa e toda essa história de ser um novo Lost é culta dos marketeiros da Fox americana (só fazem cagada).
Mas há um erro em outra palavra (não no sentido): Dizer que CSI:Miami e CSI:NY são spin-offs de CSI é erro. Este tipo de série é do tipo “Franquia”, na qual as séries utilizam o mesmo nome e não há mudanças de elenco quando surge uma série nova (como em Buffy, que Angel teve de sair da série para ganhar a sua própria).
As franquias atuais seriam a Law & Order (teve 4 séries, hoje são 3), CSI (com 3 séries) e agora também NCIS (com 2).
Postado em 15/08/2009 às 17:04
Mid Season não seria entre Janeiro e Março quando as series que estreiaram na Fall Season estão em hiatos enquanto algumas series estreiam a nova temporada, como 24 Horas e Lost que só estreiam na Mid Season
Postado em 15/08/2009 às 17:14
Idéia ótima de vocês. Parabéns.
Postado em 15/08/2009 às 17:15
Adorei a iniciativa! Muito bem feito. E para os fãs esquentadinhos de Fringe… só posso dizer uma coisa. Não entenderam o sentido de hype. Claro que a série tem fãs. Só que não está fazendo TANTO sucesso de crítica, e audiência, quanto se achava que teria antes da série estrear. Não corresponder ao hype não significa que a série seja ruim, cambada de ignorantes. Só que no início estavam comparando a série a Lost e afins, e convenhamos, por mais qualidade que tenha, a FAMA não está à altura de Lost. E quem escreve aqui tem o direito de expressar a própria opinião, então não se sintam ofendidos. Cada um tem o direito de gostar ou desgostar do que quiser. Eu pessoalmente não gosto do estilo de Fringe. Assisti um episódio, achei bem produzida, ótimas atuações, mas não faz o meu estilo e nem acho que tenha correspondido ao hype (não é culpa da série, é porque a fama anterior à estréia era MUITA mesmo). E quanto a Glee ser HSM para adultos, também devo discordar. Tem uma trama interessante, as músicas utilizadas são bem conhecidas e com arranjos excelentíssimos. É diferente por ser uma série musical, e por isso se destaca. Não dá pra ficar comparando séries de gêneros diferentes. Nem dizer que Glee é ruim só pra defender Fringe. Por que uma pessoa não pode gostar das duas séries de maneira diferente? O sucesso de uma independe do fracasso da outra. Chega de querer ficar criando briga, parece as crianças fãs de RBD e HSM alguns anos atrás, discussão patética.
Postado em 15/08/2009 às 17:39
A série não precisa ter um bom hype ou uma boa audiência para ser boa.
Exemplo: Pushing daisies!
Não me importo se as séries que eu gosto têm audiência baixa, apesar de temer pelos seus cancelamentos.
Postado em 15/08/2009 às 18:42
Thomaz Jr., é uma questão complicada essa e que divide algumas pessoas. Tanto é que você vai achar mid season tanto nesse período que você fala, tanto no que colocamos.
Nossa escolha foi na forma mais comumente utilizada. Já que o objetivo era facilitar a vida das pessoas e não complicar, hehehe.
Mas pra mim não tem algo errado, só interpretações diferentes.
Postado em 15/08/2009 às 18:49
Falando um pouco do dicionário, cada pessoa que participou da criação do mesmo, deu seu toque pessoal a lista. E os exemplos seguiram essa linha também.
Essa questão de Fringe é interessante, porque o Michel me disse que poderia criar polêmica. Mas resolvei acreditar no bom senso das pessoas. Bom, vimos que eu fui ingênuo, hehehe.
Se você gosta de Fringe e não admite que há pessoas que não gostem, é só imaginar outra série ali no lugar dela. Pode ser Glee ou qualquer outra. O importante é entenderem o que é hype.
Postado em 15/08/2009 às 18:58
Excelente tópico!
os velhacos no mundo das séries(como eu..rs)sabem de cor..
mas pros estreiantes nesse mundo é uma boa pedida!!
parabéns!
Postado em 15/08/2009 às 21:31
o problema de Fringe é que a ela é a sucessora de Lost e por isso tinha que ser melhor e quando estreiou não conseguiu chegar ao mesmo nivel de Lost, toda essa propaganda feita em cima de Fringe foi por causa do criador da serie, Jeffrey Jacob Abrams, que está há 11 anos na TV, sempre fazendo uma serie após a outra sem intervalos entre elas e uma melhor que a outra (Felicity 1998 – 2002, Alias 2001 – 2006, Lost 2004 – 2010 e Fringe 2008 – presente)
Postado em 16/08/2009 às 2:45
po que isso chega a ser uma afronta falar que glee possa ser melhor que fringe…por favor…e esse papo que fringe sucessor de lost, nd a ver uma série com a outra, de resto tudo certinho o post, o problema foi a infelicidade, pra nao dizer baboseira em falar de glee com fringe…nem comparação…me fez rir aqui…hehe nem que me pagassem eu assistiria Glee…hehe
Postado em 16/08/2009 às 2:47
Cara…mesmo que nao fosse Glee em relação com fringe, poderia ser outra, e mesmo como voce disse o importante era entender o hype, mas nao dah meo…nao tem como comparar, realmente foi ingenuidade mesmo…Glee eu nem precisei assistir pra saber que eh um lixo..hehe o restante do post excelente! parabens!
Postado em 16/08/2009 às 10:19
Nossa, nem vou ler os comentários pq vi que deu confusão.
Adorei, parabéns pelo post, é uma boa consulta para ficar falando a mesma língua com todos seriemaníacos!!
Postado em 16/08/2009 às 13:33
Excelente idéia. Posts criativos assim atraem mais seguidores pro blog. Muito boa mesmo.
Duas coisinhas só: não sei se já foi falado aí em cima, mas a parte referente ao termo Spoiler tá incompleta. Dá uma olhada lá, faltou justamente a palavra que explicaria todo o conceito.
Fora isso, belíssimo post. Claro que todo texto vai trazer algumas opiniões, e opiniões geram discussão. Mas isso é saudável.
Abraço.
Postado em 16/08/2009 às 16:59
é sempre bom ver novas pessoas descobrindo o mundo das séries e toda as maravilhas que encontramos ao vê-las, então, este dicionário é muito bem vindo e ficou excepcional (mesmo com algumas polêmicas).
parabéns!
Postado em 16/08/2009 às 18:00
Fui eu quem escreveu o de Fringe.
Desculpa pra quem não concorda, mas é a vida, né =)
Postado em 16/08/2009 às 21:11
Olha, fico até meio triste quando vejo um trabalho tão grande e tão bom reduzido a “Fringe x Glee”.
Sério. Toda série tem seu fã, mas respeitar a opinião dos outros é um pressuposto pra se falar de séries, ninguém vai adorar toda série que você adora.
No mais, a discussão só traz mais atenção pro post.
Sobre a iniciativa, é ÓTIMA. Coisa que só se vê no Série Maniacos mesmo. Se eu tivesse um dicionário desse quando eu iniciei no mundo das séries teria ajudado muito..
A maioria dos termos aí aprendi na prática mesmo..
Parabéns Anderson, Victor e Paula.
EXCELENTE POST.
Postado em 16/08/2009 às 21:29
NÃO QUERO SABER:
O USO QUE FIZERAM DE FRINGE FOI ERRADO, ERRADO, ERRADO, ERRADO!
NÃO ESTOU QUESTIONANDO SE A SÉRIE É BOA OU NÃO, SE É POPULAR OU NÃO, SE VOCÊS GOSTAM OU NÃO.
O HYPE DE FRINGE PODE TER SIDO MAIOR DO QUE DEVERIA, MAS NÃO NOS DECEPCIONOU DE FORMA ALGUMA. VOCÊS PODEM ATÉ DIZER QUE NÃO CORRESPONDEU, MAS NÃO FOI UMA DECEPÇÃO, NÃO FOI MESMO. TANTO É QUE ESTE MESMO BLOG IRÁ CONTINUAR A COBERTURA SEMANAL.
QUANTO A GLEE, NÃO COMENTO MAIS, AGORA QUE ELA TEVE PÉSSIMAS CRÍTICAS, TEVE, TANTO NO BRASIL QUANTO NOS EUA. O PRÓPRIO MICHEL AROUCA FALOU QUE NÃO GOSTOU NO PODCAST DO “DUDE NEWS”.
BOM, NÃO COMENTO MAIS NADA. SIM, ADOREI A IDÉIA DO DICIONÁRIO, ACHEI ÓTIMO, PERFEITO. SE O VERBETE HYPE FOSSE RECONSIDERADO E REESCRITO (AO INVÉS DE GLEE, LOST, E AO INVÉS DE FRINGE, SEI LÁ, KINGS, PARKS AND RECREATION, PARTY DOWN, SÃO TANTAS…) FICARIA MELHOR AINDA.
TERMINO A DISCUSSÃO AQUI, MUITO DESCONTENTE COM O PESSOAL DO BLOG E COM A REAÇÃO DO PESSOAL, QUE ACHEI QUE SERIA MAIS CAMARADA COM A ÓTIMA SÉRIE QUE É FRINGE.
Postado em 17/08/2009 às 15:45
O hype de fringe realmente foi grande antes do show estrear, comparavam a Lost,Arquivo-x. Fringe é uma boa série, mas também não é pra tanto.
No entanto, Glee é horrível, nao consigo entender como alguem gostou daquilo
Postado em 17/08/2009 às 19:20
Polêmicas à parte, o hype de Glee foi forte mesmo.. acabei de ver na Fox a promo da série, anuciando estréia para breve.
Postado em 17/08/2009 às 21:40
Adorei a idéia desse dicionário…
Excelentes definições… vou imprimir e vou levar sempre comigo, porque toda vez que eu vou conversar com alguém sobre séries eu acabo tendo que explicar tudo isso. ^^
PS: Concordo plenamente com do verbete HYPE
Postado em 18/08/2009 às 11:19
O negócio lá do Hype deve ter sido erro de digitação. O cara que escreveu deve ter trocado as séries sem querer. É melhor perguntar antes de sair acusando. Contudo, poderia-se entender que Fringe não correspondeu às expectativas (e por isso decepção), mas Glee correspondeu, justamente por que não se esperava mais do que isso de uma série desse naipe?
Postado em 18/08/2009 às 13:52
Óh Jesus. Não, o cara que escreveu não trocou nada não, é a opinião dele. Fringe tinha um hype absurdo, e não acho que ninguém possa dizer que a qualidade da série (por mais que gostem) seja proporcional ao hype que ela tinha. Eu, particularmente, não gosto muito da série, acho sem brilho e não me atrai. Minha opinião.
Glee tinha hype também, não tão grande quanto o de JJ Abrams, mas tinha, e pra mim (e para uma graaaande galera de blogueiros) a série correspondeu ao que esperávamos. Minha opinião de novo.
No mais, obrigado a todos que gostaram do Dicionário, foi muito divertido fazê-lo.
Postado em 18/08/2009 às 21:20
Victor, eu concordo plenamente com a sua definição de HYPE!
Fringe realmente teve um hype extremamente forte, aqui no Brasil pelo tanto que foi comentado todo mundo esperava que a série fosse uma espécie de “novo Lost”, principalmente pelo fato de ser mais uma criação do J.J Abrams, que apesar de particularmente odiar os seriados dele tenho que concordar que tudo que o cara faz ganha status de top mesmo antes de estrear, que foi justamente o que ocorreu com Fringe, que no final das contas não correspondeu nem a 50% das expectativas que até mesmo a própria Fox colocava em cima da série.
Já com relação à Glee só posso dizer que em minha opinião é uma série que já vingou, a Fox está investindo pesado no marketing e de cara já nos apresentou um piloto impecável, para os americanos é a típica mescla de clichês que eles adoram e para os brasileiros será uma espécie de versão mais “adulta” do fenômeno High School Musical!
Postado em 25/08/2009 às 19:00
quero saber o que é trabalho em série??????
Postado em 3/09/2009 às 22:11
Fringe teve um Hype enorme sim, eu me lembro bem, e concordo com o exemplo (e eu gosto de Fringe, nao amo, mas gosto). Convenhamos, Fringe não chega aos pés de Lost, muito menos de supera-lo, foi uma decepção nesse sentido (decepção para os idiotas que acreditam na marketagem de canais mais idiotas ainda como a FOX). Quanto a Glee…. bem nada me convenceu de que eu deva sequer pensar em assitir uma coisa dessas, então nao posso falar nada ainda.
Quanto ao cara que falou de CSI, eu não tenho muita experiencia com CSI não, mas que eu saiba, os CSI *coloque aqui o nome da sua cidade favorita* são considerados spin offs sim. Tudo bem que, como vc disse, ta mais pra uma franquia, já que não teve nenhum personagem que saiu da série pra fazer essas outras, mas spin offs não saõ so porcausa de personagems (eu penso assim), pra mim spin off é qualque série que derive de outra concebida primeiro.