->

Comentar séries em um blog é algo novo para mim, mas não tanto entre os amigos. Comecei a assistir, de fato, séries lá em 2005, portanto sou um maníaco para lá de recente. Infelizmente. Agora, pensem: Discutir, debater e até mesmo ridicularizar alguém, às vezes íntimo ou que você nem conhece, para defender um personagem? Partir para briga ou ameaçar um indivíduo porque não gostou de um comentário dele contra aquela série que você assiste? Falar para as pessoas sobre personagens de séries, como se estes fossem grandes amigos ou confidentes de longa data? Quem diabos faz isso? Nós, os maníacos por séries, ora!
Antes uma nota: O texto ficou grande, mas leia até o fim. Valerá a pena. Se não, sinta-se livre para me esculhambar nos comentários.
Particularmente, odeio quando comento sobre uma série com alguém e ela vem com aquela pergunta estúpida: “Série é que nem novela, né?” Dá vontade de bater no infeliz que faz uma pergunta dessas. Quem assiste séries, sabe do que estou dizendo. É simplesmente incomparável. Numa novela (tomemos as da rede Globo como modelo, para o bem da discussão), temos um padrão claro, independente da história:
a) No início, temos vários personagens, cada um na sua, que por algum motivo acabam tendo suas vidas conectadas. Em regra, o mocinho e a mocinha despontam imediatamente aqui. Todos já sabem que no fim, eles terminarão juntos (há suas raras exceções). Assim como também somos apresentados ao(s) vilão(ões), que, em regra, é algum indivíduo sociopata, ressentido ou ambicioso. Nas séries, a primeira parte até é comum, admito, mas as histórias… Põe superioridade nelas, inegavelmente, sobre as das novelas. Mais que fato. Até mesmo os personagens (principais e secundários) são superiores aos seus congêneres das novelas.
b) Durante ou no meio da trama, o mocinho e a mocinha irão se apaixonar, acabarão se separando, se odiarão, se perdoarão, e se apaixonarão de novo (às vezes, esse ciclo, para fazer o camalhaço durar muito, repete-se). Durante todo esse tempo, os outros personagens irão fazer alguma coisa para ocupar o tempo restante de cada capítulo (sexo, beber, comer, ir ao parque, matar ou roubar alguém etc.). Nas séries, temos também o personagem principal e seus antagonistas, claro. Acontece que nela (série) a linha entre o bem e o mal tende a ser bem acinzentada, o que não acontece com os personagens das novelas (e em algumas raríssimas e irritantes séries). As histórias secundárias nas séries são importantes mesmo, e não um “enche linguiça”. Nós os amamos (ou os odiamos profundamente), mas não dá para discutir quão importante cada personagem é, para o bem ou para o mal, no desenvolvimento da história.
c) No fim, a novela termina como o início já apontava: o(a) mocinho(a) se dá bem na vida. Toda injustiça é devidamente reparada (com exceções). Todos terminam de algum jeito bem (tirando, obviamente, o vilão que termina ou preso ou morto). Um mar de flores, enfim. No universo das séries, esqueça isso. Finais felizes só em histórias da carochinha. Nada é certo ou definido. Claro que, em algumas séries dependendo do gênero da mesma, podemos até especular que o fim será de determinado jeito. Mas até isso é uma aposta. Emoções das mais variadas são muito bem trabalhadas, porque sentimos conexão de fato com aqueles personagens. É estranho para quem não assiste séries. Mas só para eles.
Uma questão a se considerar é por que somos mesmo maníacos pelas séries. Sabemos que elas são melhores que os folhetins nacionais, como demonstrei acima. Até mesmo os shows e reality shows de lá (EUA e Europa) estão um nível acima dos nossos. Mas por que somos maníacos mesmo?
Não sei vocês, ouso falar apenas por mim, mas um dos motivos de eu ser maníaco por séries é porque elas (não todas) não são apenas entretenimento. Elas (as que assisto) me fazem refletir, questionar, indagar sobre meus próprios valores e as decisões que tomo. Quem assiste House ou Dexter, por exemplo, está entendendo bem o que estou expressando aqui. As séries conseguem além de divertir, nos fazer olhar para nós mesmos e perguntarmos se estamos felizes ou infelizes com a vida que levamos, com as escolhas que fazemos, com o rumo que nossa vida está seguindo. Quando vejo um Hank Moody (Californication) ou um Tommy Gavin (Rescue Me) vejo não só personagens quebrados fisicamente e moralmente, vejo pessoas. Indivíduos que não se diferem de indivíduos que estão muitas vezes ao nosso próprio redor. Chego a me ver neles. “O que faria se estivesse nesta situação?” “Como reagiria a aquele problema?” São perguntas que me vem à mente e que percebo não ter respostas para muitas delas.
Como seres humanos, tentamos, em sua maioria, ser pessoas melhores. Nos esforçamos, lutamos, batalhamos com outros, ousamos tentar chegar a um nível melhor que aquele em que nos encontramos atualmente. Mas são os personagens de séries que nos costumam lembrar que a maioria dos sonhos não se concretiza. Que aquele amor forte por alguém tende a se esvair com o tempo e, em alguns casos, até mesmo se torna ódio. Que mesmo que tenhamos a melhor das intenções podemos agir certas vezes como monstros. Que não somos aquilo que queremos ser, mas o que somos agora. Que somos julgados pelo que aparentamos ser, ao invés do que realmente somos.
As séries são um portal para um universo, algumas vezes distante outras vezes bem próximo, do nosso. Elas nos tornam melhores ou piores dependendo da maneira que as vemos e reagimos as mesmas.
Sou maníaco por séries porque elas além de fazerem parte da minha vida, me fazem sentir que também faço parte da vida delas. Que ficção e realidade tendem a se misturar de tal maneira que chega a ser difícil (se não, pouco desejável) retornamos as nossas vidas “reais”.
Essa conversa toda me deu vontade de rever uns episódios de algumas séries, então, até mais! Fui…
P.S: Agora é sua vez: Porque você se considera um maníaco por séries? Comente. Participe. E me siga no twitter.
Ofertas Submarino
















Postado em 11/06/2010 às 1:31
Adorei o texto,muito bom mesmo e vale a pena ler.Sinto isso tudo que você falou ai e principalmente o ultimo paragrafo:
”Sou maníaco por séries porque elas além de fazerem parte da minha vida, me fazem sentir que também faço parte da vida delas. Que ficção e realidade tendem a se misturar de tal maneira que chega a ser difícil (se não, pouco desejável) retornamos as nossas vidas “reais”.”
Postado em 11/06/2010 às 1:38
Sou formado em Comunicação Social – Rádio e Tv e de um tempo pra cá, criei uma verdadeira aversão a novelas. Vou copiar aqui, alguns trechos de um texto que escrevi, no meu blog, há algum tempo atrás sobre este tema:
O grande problema das novelas é que, para sustentar 8 ou 9 meses diários no ar, elas precisam criar conflitos secundários, histórias paralelas e muitos personagens. Em alguns casos raros, os conflitos secundários são mais interessantes que o conflito principal. Mas, na maioria das vezes, essas histórias paralelas só servem pra preencher o tempo, criar barriga, enrolar o telespectador. Via de regra, o conflito principal, o que realmente interessa numa novela, só ganha foco no primeiro e no último bloco.
A maioria das novelas tem um núcleo de empregados, quase sempre no papel de fofoqueiros, que só serve para manter atualizado aquele telespectador menos assíduo ou para explicar de novo alguma coisa que pode ter ficado confusa pro grande público. Por exemplo, na atual novela das seis, ‘Escrito nas Estrelas’, a governanta explica pras demais empregadas como funciona a inseminação artificial (Na trama, um médico quer usar o sémen congelado do filho morto pra ter um neto). Os seriados estrangeiros utilizam mecanismos mais interessantes. Ao invés de ficarem retomando ou explicando diversas vezes os mesmos acontecimentos no meio da trama, através de personagens secundários e sem nenhuma outra função além desta, os seriados abrem cada episódio com um “previously”, um resumo de menos de um minuto com os acontecimentos anteriores, relevantes para aquele episódio.
Além disso, cada temporada, possui em média 22 episódios exibidos semanalmente. Nestes episódios, personagens irrelevantes e histórias paralelas inúteis são quase inexistentes. Cada série se foca num tema, possui uma trama bem definida e personagens totalmente ligados a ela. Essa receita faz com que um episódio de 40 minutos seja suficiente para que o conflito evolua e se torne cada vez mais interessante pro público que se mantém ligado nele. Diferentemente das novelas que, com tantos núcleos e personagens sem a menor importância, só fazem com que o público perca a paciência e o interesse pela trama principal, que muitas vezes fica totalmente dispersa.
Claro que os seriados também têm suas fraquezas. O esquema de exibição semanal, da mesma forma que contribui bastante para a melhoria da qualidade, com episódios mais bem feitos e acabados, cria um intervalo muito grande. E o que dizer das ‘férias’ entre uma temporada e outra. Mas, eis ai outro charme dos seriados. Acompanhá-los por várias temporadas e tantos anos, cria uma afeição, e porque não dizer paixão, que novela nenhuma consegue criar.
Vale lembrar que, atualmente, 3 emissoras apostam em séries na faixa das 21h contra a novela da Globo. Record com CSI, costuma variar entre 9 e 13 pontos, SBT entre 4 e 6 e Band nos 2 pontos. Enquanto a Globo sofre uma ‘crise’, se é que podemos dizer isto. A novela das ’8′ no seu auge não dava menos que 50 pontos, a atual ‘Passione’ vem registrando entre 30 e 33. Se somarmos a audiência de Band, Record e SBT no horário chegamos facilmente nos 20 pontos, contra 33 da Globo. Ou seja, o público brasileiro esta começando a se acostumar com a linguagem e o estilo dos seriados. Isso é muito bom.
Não podemos também jogar pedra na Globo. Qualquer mudança é estranhada pelo público tradicional. Haja visto a experimental ‘A Pedra do Reino’, por exemplo. O autor João Emanuel Carneiro, de a ‘Favorita’, tentou fazer uma novela onde a vilã e a ‘moçinha’ fossem dúbias. Durante alguns capítulos, ele quis esconder quem era quem. O resultado? Ibope baixo. Até a vilã e a moçinha serem reveladas, a audiência escorregava. Na época, a novela ‘Mutantes’ da Record, constantemente encostava no ibope da Globo. E qual a principal característica de Mutantes? A liga do Bem, contra os mutantes do mal, bem caricato mesmo, com texto bem pobrezinho, que subestimava a mais nova das crianças.
Eu mesmo tive um professor na faculdade que costumava dizer o seguinte: ‘Isso é muito complexo, a dona Maria que mora naquele barraquinho não vai entender’. Então, muitas vezes a TV subestima seu público. Por outro lado, muitas vezes o público também não quer se acostumar com o novo, prefere aquele ‘feijão com arroz’ mesmo. É uma situação delicada. Por isso, fico contente quando vejo a Record e o SBT se saindo razoavelmente bem na audiência com as séries as 21h. O público tradicional das novelas, pode estranhar a princípio. Mas o público jovem de hoje será o público adulto de amanhã. Acostumado em executar múltiplas tarefas de uma vez, e com sua atenção tão dispersa em diferentes coisas ao mesmo tempo, terá ele a paciência de sentar e acompanhar o mesmo lenga-lenga por 9 meses?
Mas é possível ver algum sinal de mudança por ai. A Globo mesmo tem apostado bastante em séries nacionais, na faixa das 23h. A Novela da Record ‘Poder Paralelo’, na medida do possível, tentou adotar uma linguagem de seriado americano. Enfim, é uma transição que não pode ser de uma hora pra outra, é gradativa, pro grande público não estranhar. Enquanto isso, continuaremos baixando produto gringo.
Postado em 11/06/2010 às 8:20
Comecei essa vida de horas e horas atraz de uma Tv ou Monitor nda mais nda menos com Lost.Antes eu nem era ligado mais Lost estava em sua 3 temporada, ai todos comentavam que a serie era muito boa e no meu pensamento achava que era uma perda de tempo. Ate que um dia um amigo compro os 3 Boxes e peguei emprestado, nossa era minha familia intera virando noites e dias assistindo, com isso fiquei super hiper viciado em series.Hoje levo ao mesmo tempo umas 20 series, quazi morri ano passado com a greve dos roteristas tomare que nunca mais aconteça..kkkkkkkkkkk
E continue com esse trabalho que admiro e apoio, a todos serimaniacos um grande Abraço
Postado em 11/06/2010 às 8:49
A novela segue um sistema mais fechado de trama enquanto as séries não. Temos que analisar corretamente não so dizer que tem raiva de novela e pronto. (Eu não gosto de novela)
1º Orçameno
Nos EUA. o investimento é muito maior para uma série que vai ao ar 1 episódio inédito por semana do que muitas novela por aqui.
——————————————————————————————————————————————–
2ºTempo no Ar
As séries possuem 24 eps por temporada, ta certo que o canal tem varias séries, mas nem todo mundo assite todas, 1 mes de novela é toda temporada de uma série, e sinceramente se uma serie que eu gosto todo dia tivesse eps ineditos ou ela so iria durar 1 mes ou se durasse mais os roteristas iriam perder o rumo.
——————————————————————————————————————————————–
3ºMedo de perder o público
O que me faz ser um seriemanico. A séries ousam toda hora, são mais criativas e tem tbm a variedade de tramas e personagens e tudo dito por vc Adriel.
Ja as novelas seguem o padrao Walt Disney, mocinho e mocinha lutando para viver feliz tendo que enfrentar a megera(Vilão nas novelas), matendo sempre histórias faceis de se entender para atrair a maoir parte do público, e como tem muito eps sempre tera um parte estremamente chata, Ex: Barbara paz fica 3 min tomando café com a mãe na novela falando algo que não importa em nada na trama,depois passam para cada personagem da novela e eles estão tomando café tbm so ai vai uns 8 min de trama.
——————————————————————————————————————————————–
OBS: Não é que tudo seja perfeito e inédito nas séries. EX: As series policias seguem o mesmo estilo e fazem muito sucesso, ocorre um crime e o pessoal tenta desvenda-lo, cada um com sua maneira mas o objetivo e o mesmo.
Postado em 11/06/2010 às 13:05
[...] This post was mentioned on Twitter by Série Maníacos, marifreica, Franciele Calidoni, Jéssica Oliveira, Blog Spin-Off and others. Blog Spin-Off said: RT @SerieManiacos: Por que sou um Série Maníaco http://migre.me/NMzG [...]
Postado em 11/06/2010 às 13:25
Coisas q sempre acontecem nas novelas:
- Mocinho ou mocinha descobre que nao é filho biologioco das pessoas que o criaram;
- Casal q tem a possibilidade de serem irmaos;
- Esposo ou esposa q trai o conjuge adoidado e o coitado nao sabe, e todo mundo acha engraçado…
- Na puniçao do Vilão, vc esqueceu de citar mais um destino: fica louco e vai pra o hospício.
Postado em 11/06/2010 às 13:46
Vou comentar o que depois desse parágrafo: “Sou maníaco por séries porque elas além de fazerem parte da minha vida, me fazem sentir que também faço parte da vida delas. Que ficção e realidade tendem a se misturar de tal maneira que chega a ser difícil (se não, pouco desejável) retornamos as nossas vidas ‘reais’.”?
Só seriador pra entender esse vício, esse frenesi que sentimos quando sentamos em frente à televisão para ver mais um episódio das nossas séries favoritas.
A maioria das pessoas não entende que passamos cinco anos (geralmente) com aqueles personagens, esmiuçando cada característica deles, de forma que eles se tornam conhecidos nossos. Nós participamos da vida deles, tanto quanto eles fazem parte das nossas.
Postado em 11/06/2010 às 13:48
É simples a diferença entre novelas e seriados: novelas são folhetins com personagens rasos e mal desenvolvidos, maniqueístas ao extremo (a mocinha é sempre boa/pura/honesta/integra… enquanto a vilã é sempre má/egoísta/desonesta o tempo todo, em qualquer situacao, etc.) e adotam um texto ainda mais pobre e raso, porque precisa ser entendido pela dona de casa com primário incompleto, a empregada domestica, a costureira, o analfabeto.
Séries se aprofundam e desenvolvem melhor seus personagens, que sao mais realistas (possuem nuances de caráter, t6em características boas e más, etc.), possuem um texto um pouco mais rico — mesmo sem ser nenhuma obra literária –, etc.
Exemplo: por que um casal se separa? Por incompatibilidades diversas (inclusive de gosto, de gênio, de caráter), diferenças (inclusive sociais), desencontros, objetivos na vida conflitantes de cada um, falta de diálogo… Mas numa novela brasileira por que um casal se separa? Por que a vilã maniquetou um plano diabólico e perverso para separá-los e assim ficar com o mocinho, ou algo parecido… É tudo muito mais raso.
Essa é a diferença básica, pessoal.
O resto são acessórios: a novela tem um ritmo arrastado (meses para contar uma única historia, uma cena que num seriado dura alguns segundo ou um minuto, na novela a coisa vai se arrastar com diálogos intermináveis e angustiantes que duram uma eternidade… etc. etc.); enqaunto o seriado tem um ritmo mais dinâmico, uma historia inteira com inicio/meio/fim é contada em no maximo 42 minutos, etc. etc… Os atores americanos atuam de uma forma mais natural, enquanto os atores brasileiros atuam de uma forma exagerada, caricata, estao sempre gritando em cena (devem achar que estao no teatro, e nao na tv), gesticulam exageradamente… Enfim, é uma forma muito esquisita de atuar, e toda aquela gritaria (e dialogos arrastados que nao terminam nunca para “dizer” algo simples que duas frases trocadas pelos personagens daria o mesmo efeito) acaba sendo irritante para quem está acostumado com seriados…
E por aí vai…
Mas a principal diferença é mesmo na hora de construir os personagens, e no texto. Ambos pobres e de baixissimo nivel.
Postado em 11/06/2010 às 14:06
Belo texto e não ficou tão grande assim… Para mim, séries nem se comparam a novelas, é todo dia a mesma coisa e quando acaba uma novela, vem a outra com a mesma enrolação de sempre…É sempre o mesmo foco, a mesma audiência, mesma narrativa, cenário, personagens, nada muda, chega a ser entediante e muitas vezes vergonhoso você assistir a 8 minutos de pessoas tomando café, como já disseram…Primeiro: alguém em casa toma um café em uma mesa gigante daquela, com frutas e cereais e doces, bolos que não acabam mais? Ninguém
Já uma série é totalmente diferente, por mais que a audiência que importe seja entre os 18-49 anos, elas têm um foco totalmente para pessoas mais jovens, ou seja, o consumidor do futuro…Para prender o jovem em alguma coisa atualmente, precisa-se de uma boa história, personagens imprevisíveis, além de uma medida correta de comédia, ação, romance em uma série só…Concordo que a novela é prejudicada por ser 9 meses seguidos de episódios inéditos e as séries dão uma pausa, mas mesmo assim, novela é para ser assim, se a qualidade anda diminuindo, ou trocam-se os roteiristas ou a programação…
Postado em 11/06/2010 às 14:56
Adorei o texto. Acho que traduz um pouco do sentimento que cada maníaco por série tem.
Postado em 11/06/2010 às 15:30
Ótimo texto, Adriel. Vc conseguiu colocar seu ponto de vista, diferenciando as novelas das séries, sem ridicularizar as novelas. Tratou-as com respeito, e com isso respeitou o público das novelas. Well done!
Bom, eu sou um série maníaco vindo dos anos 80. Tinha meus 8 anos, mas assistia sempre McGyver, Chips, Trovão Azul, aquela série da Keith Marrone, Magnum, Esquadrão Classe A, Married with Children, Barrados no Baile, A gata e o Rato… quase tudo no Sessão Aventura!
Ou seja: com menos de 10 anos, já era um expert hehehe
Sobre as novelas, eu concordo sobre tudo o que foi dito sobre o formato e seu público-alvo. Mas não acho que elas perdem tanto assim em qualidade, são apenas produtos diferentes.
Seria muita hipocrisia minha dizer que as séries são infinitamente superiores em qualidade, pois alguns dias atrás a maioria das pessoas estavam METENDO O PAU no roteiro de Lost, de Supernatural, de (acreditem) Fringe… Enfim, tanto nas séries quanto nas novelas, há altos e baixos.
Eu também vejo com bons olhos a iniciativa da Record em utilizar séries no horário nobre. Já está na hora de termos alternativas no horário nobre.
Eu discordo um pouco do Ewerton de Freitas quando diz: “Acompanhá-los por várias temporadas e tantos anos, cria uma afeição, e porque não dizer paixão, que novela nenhuma consegue criar.” Essa paixão é relativa. Varia de pessoa para pessoa, não pode ser determinada como um fato.
Exemplo? Vale a pena ver de novo. Existe um público que tem tanta paixão por personagens e histórias de novelas antigas que acabam assistindo essas reprises, porque, para elas, vale a pena ver de novo hehehe
Abraço!
Postado em 11/06/2010 às 15:36
Aqui o Diego disse tudo:
ҼTempo no Ar
As séries possuem 24 eps por temporada, ta certo que o canal tem varias séries, mas nem todo mundo assite todas, 1 mes de novela é toda temporada de uma série, e sinceramente se uma serie que eu gosto todo dia tivesse eps ineditos ou ela so iria durar 1 mes ou se durasse mais os roteristas iriam perder o rumo.”
As pessoas já se esqueceram de Lost?
Parabéns Diego.
Postado em 11/06/2010 às 17:31
“Mas são os personagens de séries que nos costumam lembrar que a maioria dos sonhos não se concretiza. Que aquele amor forte por alguém tende a se esvair com o tempo e, em alguns casos, até mesmo se torna ódio. Que mesmo que tenhamos a melhor das intenções podemos agir certas vezes como monstros. Que não somos aquilo que queremos ser, mas o que somos agora. Que somos julgados pelo que aparentamos ser, ao invés do que realmente somos.”
Perfeito comentário Adriel. Acho que ser viciado por seriados é quase como ser ateu. Rejeitamos o conforto rápido e fácil, quase que ilícito como uma droga. Preferimos uma boa dose de realidade na veia, por mais que doa e seja bem mais dificil no dia a dia, como arcar com todas as suas frustrações sem Deus para colocar a culpa e sem milagre para pedir quando está tudo perdido.
Postado em 11/06/2010 às 18:52
Antes de qualquer coisa, obrigado pelos elogios e por compartilharem suas opiniões. Elas sempre são importantes, além do mais, vocês que de fato tornam o blog o que ele é. Pequenas considerações sobre os comentários, do último para o primeiro:
Sofia: Engraçado você ter comparado o vício em séries com o ateísmo, porque eu sou ateu O_o. Concordo completamente com seu comentário. Meu estilo preferido de série é justamente aquelas que são mais realistas, que abordam temas complexos e que não costumam ser tocados, especialmente pelas produções nacionais.
Blade: Quase morri de inveja aqui. Muitas das séries que você citou eu sou louco para assistir algum dia. Continue participando por meio dos comentários.
Lucas: No Word, onde escrevi deu duas páginas certinhas. Pareceu grande, mas só quando foi publicado é que o tamanho real apareceu. E concordo com sua opinião sobre as novelas. Tenho a mesma impressão.
Rubens: Assino embaixo do seu comentário. Você está certíssimo.
Thata Martins: Meus pais até hoje pensam que eu estava ficando maluco quando assistia Friends no PC da sala. Ria muito e bastante alto. Nem parecia está ali, na sala da minha casa. A sensação é de está de fato lá, naquele universo. O mesmo vale para outras séries. Se bem que, chamar Friends de “série” é um sacrilégio.
Diego: Obrigado por dar sua opinião. Continue comentando.
Kio: Nem me lembre da greve dos roteiristas. Ô momento triste aquele.
Ewerton: Texto interessante. Continue trazendo suas contribuições.
Louise: Agradeço pelo elogio. Ser série maníaco é demais!
Postado em 11/06/2010 às 20:38
Eu comecei a assistir series a pouco tempo com LOST e depois meu tio me indicou um monte de series legais, quando percebi so assistia isso.
Postado em 11/06/2010 às 21:07
hum…
isso td que vc diz sentir e pensar e refletir e bla bla bla
se chama catarse e varia de pessoa pra pessoa
alguns tem com séries, outros com novelas, outros com teatro, musica, livros, telejornais…
enfim, não dá pra usar isso como um diferencial entre série e novela
a finalidade e as caracteristicas narrativas da duas tb não bastante parecidas…
então não da pra usar isso tb…
sou um maniaco por séries pq existem mais e duram menos do que uma novela, posso baixar e assitir qd quiser ao inves de ter q sentar na frente da tv todo dia por meses e meses.
simples assim.
Postado em 11/06/2010 às 21:41
Virei sua fã.
Parabéns pelo post. Você disse tudo que eu gostaria.
Continue com o ótimo trabalho, please.
Abraços.
Postado em 11/06/2010 às 22:56
Falar em serie que faz vc refletir sobre vc e sobre sua vida.. pq o seriemaniacos nao acompanha Breaking Bad?
Ela na no ultimo episodio da 3temporada e puta merda, depois de Lost foi a melhor série que eu vi! Muito boa mesmo!!!! Valeria a pena o blog começar a acompanhar.
Postado em 11/06/2010 às 22:58
O povo não está acostumando com série nada, hoje mesmo eu conversei com uma menina sobre o SBT tirar as séries do horário nobre, eu disse a ela que era ótimo assim não teríamos gente que não entende nada de série falando como se fosse novela, ela me respondeu, “não precisa nem dizer que eu adoro novela”, ou seja ela age e pensa que série é novela. Me irritou profundamente, as pessoas podem estar assistindo mas pensando que série é série, não. Dou graças quando acabaram com essa mania de passar série na TV Aberta.
Postado em 12/06/2010 às 9:09
Putz, nunca achei uma pessoa qu e verdadeiramente soube mostrar o que sentimos verdaderamente por séries. Não tenho nada a depor tanto quanto contrapor.
Muito obrigado pela matéria.
“Série é que nem novela, né?” ohhhh raiva!!!
Postado em 12/06/2010 às 11:24
Gustavo,
Ótima idéia! Eu comecei a assistir Breaking Bad no AXN, já passaram 2 episódios. Seria legal acompanharem essa série que, pelo que vi na net, recebeu ótimas críticas. O ator principal já era ótimo como o pai do Malcom, muito talentoso.
Yasmin e Higor,
Eu até compreendo o ódio sanguinário de vcs, mas também não é pra tanto. Não será de uma hora pra outra que as pessoas acostumadas com novelas irão entender que as séries possuem propostas e formatos diferentes. É uma outra cultura, e isso leva tempo. Sou a favor de séries na TV aberta, para garantir a concorrência entre os canais e, com isso, termos programações com melhores qualidades.
Quando alguém disser à vcs que série é igual a novela, respirem fundo, contem até 10 e digam “meu bem, deixa eu te contar uma historinha sobre as séries…”
Postado em 12/06/2010 às 12:33
O meu grande problema com as novelas não tem a ver com o que você comentou. Até gosto da sua previsibilidade, acho que faz parte, mas tudo demora muito para acontecer. O que acontece em um mês de capítulos seria mostrado em um único episódio.
Sobre as séries, é exatamente isto o que eu sinto: “me fazem refletir, questionar, indagar sobre meus próprios valores e as decisões que tomo.” Aliás, eu comecei a fazer terapia por conta de In Treatment. Uma personagem específica me fez perceber que algo estava muito errado e eu tinha de mudar isso. Sem falar numa lista de questões que já surgiram na minha vida por conta das séries. Mas elas também me entretém. No fim das contas, me dão as duas coisas e, com isso, fazem parte dos meus dias.
Postado em 12/06/2010 às 13:21
Ah, eu gosto de novelas. Sempre gostei. Mas agora as séries me conquistaram, e nem por isso eu deixo de ver uma NOVELA BOA (pq hoje em dia, tem muita novela ruim que não vale a pena ver).
E QUE INICIATIVA DA RECORD? FOI O SBT QUE COMEÇOU, A RECORD E A BAND COPIARAM! OU NINGUÉM LEMBRA DE “HARPER’S ISLAND” E “SUPERNATURAL” ÁS 21H NO SBT?
Postado em 13/06/2010 às 1:14
É verdade series americanas são muito boas , mais se tratando de comparações entre seriados vs outros , não quero me limitar a isso , tem novelas que são melhores que muitos seriados , e tem animes que são muito melhores que muitas series , pra que gosta de animes vai ae um diga muito boa , serve ate pra quem não gosta porque é muito bom esse anime , Major , outro Hajime no ippo , Tengen Toppa Gurren Lagann , é tem mais de um ae hehehe , mais não sou partidario nem defendo uma unica vertenti , eu gosto de tudo que seja bom.
Postado em 13/06/2010 às 13:56
adorei o post,me fez me sentir mais normal.
Postado em 13/06/2010 às 15:09
Eu vejo desde pequeno, Chips, Supermáquina, Simpsons, mas na época não entendia que os episódios eram interligados!
Com a tv a cabo, por volta de 95, comecei a ver direto a Sony e a Fox principalmente, mas aquela época as vezes perdia um episódio, twntava colocar pra gravar, as vezes a fita acabava, como com a primeira temporada de 24, que vi os primeiros episódios, mas depois tava estudando e desencanei.
Ainda bem que a velocidade da internet aumentou – aqui no Brasil nem tanto – posso deixar o computador conectado 24 horas por dia, ai baixo as séries. Acho que de 2007 pra cá, já baixei umas 100 séries, algumas vi tudo algumas nem vi nada, até por causa de tempo…
Mas novela? É a coisa mais escrota e bizarra da fraquíssima tv brasileira!
Postado em 13/06/2010 às 17:43
E ainda bem q o público jovem e adolescente hj em dia está mais ligado em séries do q em novelas. Vejam só, tenho 17 anos e na minha turma de terceiro ano, tenho colegas q adoram Lie to Me, Supernatural, Gossip Girl, Friends, Prison Break, Two and a Half Men, The Big Bang Theory… Malhação é completamente esquecido lá na sala. A Globo só é lembrada por causa do futebol.
Hoje o principal público das novelas são donas de casa em busca de entretenimento fácil. Os personagens são rasos e as tramas são lentas, perfeitos para aquela dona Maria q vai no sacolão e canta na missa aos domingos.
Para livrar um pouco as novelas, temos aí a louvável iniciativa de A Favorita, q tentou criar personagens UM POUCO mais profundos e só foi recuperar na audiência lá pelos últimos capítulos.
Postado em 13/06/2010 às 18:59
Bom, eu viciei em séries, mas para defender as novelas ANTIGAS, eu digo o seguinte:
Sei que muita gente gosta de Vampire Diaries e True Blood (eu também gosto), mas quem assistiu a novela Vamp , no começo da década de 90, sabe que era uma novela divertida e até que bem escrita. Claro que não tinha sangue, mas isso não tira os méritos dessa novela. Ney Latorraca como o vampiro-mestre dançando Thriller foi impagável, afinal a própria novela flertava com a comédia. Vamp tinha uma história bem diferente do padrão, e por isso foi um sucesso. E a Natasha era uma vampira muito da gostosa…
Talvez esse seja um problema das novelas: a história-padrão. É sempre a mesma coisa, raramente vemos alguma inovação.
E pra quem era obrigado a assistir novela com os pais, “Renascer” foi uma boa novela, também pode ser considerado fora do padrão, pois o personagem principal morre no final, além de ter uma mitologia à la Lost: quem não se lembra do Cramulhão na garrafa?
E pra finalizar: a cena final de Vale Tudo (1989) em que o personagem corrupto do Reginaldo Faria foge do Brasil de avião, e dá uma “banana” pro país é 10 vezes MELHOR que a cena final de Lost, com a turminha toda alegre depois de tanto se fuderem na ilha.
Minha opinião!
Postado em 13/06/2010 às 20:21
concordo com tudo oq vc disse
muito bom seus comentarios
eu particularmente sou viciada em seriado
eu e minha irma comenta sobre eles, enquanto o resto da familia fala da novela das 9…
muita gente nao sabe apreciar os seriados e ficam falando que nao gostam sem ao menos ver
ja vi muitos deles, mas o que mais mecheu comigo foi gilmore girls…
a relaçao das duas nao era só mae e filha, mas as duas eram melhores amigas, inseparaveis… nao é uma coisa que a gente vê todos os dias..
***
“Sou maníaco por séries porque elas além de fazerem parte da minha vida, me fazem sentir que também faço parte da vida delas.”
Postado em 13/06/2010 às 20:34
Concordo com o Blade neste quesito. Existem algumas exceções nas novelas. Na minha opinião, as novelas deveriam durar em torno de 4 meses no máximo. Trabalhar com menos núcleos, menos personagens, desenvolvê-los de uma maneira mais profunda e explorar outros temas. Da teledramaturgia atual, destaco poucos exemplos positivos: A Favorita (Globo) e Poder Paralelo (Record). Não assistia muito a novela Poder Paralelo, mas as cenas que eu via, me impressionava a ousadia de alguns dialogos e o fato dela chegar no último capítlo ocultando o real caráter do protagonista (que por sinal, pegou umas 4 mulheres no decorrer da novela, 2 delas simultaneamente). A novela abordava a máfia italiana e o tráfico de drogas internacional. Porém, a Record esticou tanto a novela, que ficou impossível evitar o desgaste. Foi um bom trabalho!
Postado em 19/06/2010 às 22:47
Poxa, é tudo que eu sempre quis falar. Me vi nesse post do início ao fim.
Postado em 9/08/2010 às 4:13
Perfeito texto.
=]